quinta-feira, 3 de abril de 2008

Pneu Michelin - sem ar



Provavelmente você já deve ter escutado, ou até mesmo usado um pneu que ao furar pode rodar alguns quilômetros, até chegar a alguma borracharia para concertá-lo ou trocá-lo. Mas o que acha de um pneu que não necessita nunca de calibragem? Pois essa é a proposta do pneu da Michelin, o Tweel.




Composto por uma banda de rodagem de borracha ligada ao aro por raios flexíveis, o Michelin Tweel substituirá, em um só produto, a tradicional composição pneu-roda. Seus raios estão ligados a uma roda deformável capaz de absorver os choques e depois voltar à forma original rapidamente. O Tweel não é preenchido com ar comprimido, como no caso de um pneu normal, mas oferece uma capacidade equivalente de suporte de carga, aliada a uma maior comodidade de direção e resistência aos problemas encontrados na estrada.




A Michelin já produziu alguns protótipos e faz teste desde 2005, como pode ser visto no vídeo rodando em um Audi, mas a empresa está mais empenhada na aplicação do pneu em maquinas de mineração e terraplanagem, que trabalham constantemente em terrenos acidentados. Com o novo conjunto roda/pneu, os maquinários não parariam por pneus furados, cortes, rasgos, e em teste apresentaram melhorias consideráveis no conforto e dirigibilidade das maquinas, pois o novo composto absorve melhor os impactos com seus raios de poliuretano do que um pneu convencional, onde há a falta de pressão quando pressionado por terrenos irregulares, pedras, obstáculos, o que não ocorre com o Tweel.




Muitos testes ainda estão ajudando a aprimorar a nova linha e a resolver problemas, como o ruído alto quando rodado em altas velocidades. Especula-se que não chega às ruas antes de 2015, mas muitos já estão preocupados com seus empregos, pois se tiver aprovação e os pneus convencionais se tornarem ultrapassados, borracheiros e fabricas de válvulas para pneus terão de mudar de ramo.

Nenhum comentário: